quinta-feira, 19 de maio de 2011

Start Again

A ideia é escrever sobre as bandas indies dos anos 90. Sim, porque aquilo era indie de verdade. O que a maioria das pessoas hoje em dia conhece como indie ou é chato, ou cliché, ou mal feito, e aí você enjoa depois de ouvir o disco umas 3 vezes, ou uma semana no máximo. Sim, inclusive os Strokes. Pra não confundir, às vezes eu prefiro dizer que ouço rock alternativo. Porque indie virou modinha e indie, na essência, podia ser qualquer coisa, menos modinha. E sinônimo de gente chata, esnobe e metida, ou como diria Graham Coxon, kitsch.

O indie entrou em coma quando os Strokes lançaram "Is This It?" (2001). Alguns podem dizer que a partir daí o indie ficou conhecido, mas os Strokes não tinham uma característica básica das bandas que a gente adorava: formação musical decente. E se você parar pra pensar, as grandes bandas dos anos 90 (que na definição literal não são todas exatamente indie) pouco antes tinham lançado discos geniais: "Kid A" do Radiohead (2000), "13" do Blur (1999), "Terror Twilight" do Pavement (1999) e "Howdy!" do Teenage Fanclub (2000). Por que depois não teve mais (quase) nada nesse nível? (A única exceção que me vem à mente é o Wilco. E não vou incluir nisso a cena brasileira, que teve sua cara própria depois do "Bloco do Eu Sozinho" dos Hermanos.)

Tudo bem que a culpa não é só dos Strokes, já que existiam uma série de bandas similares; me lembro de ter ouvindo Interpol um pouco antes. Mas os Strokes, com seus 2 acordes, suas roupinhas descoladas e seus instrumentos Rickenbacker, inverteram a lógica da coisa. E é verdade, este ano têm surgido umas bandinhas meio revival-anos-90 (inclusive do Nirvana, que era legal mas não tanto). Não sei se é por aí, mas acho que as pessoas tão percebendo que as coisas daquela época tinham um outro sabor. Sabor que eu acredito se dever a um princípio, que a galera nascida em 75-81 não soube assimilar.

Não me considero uma enciclopédia em indie dos anos 90, até porque sou de ouvir sempre as mesmas bandas. Então isso aqui meio que é pra ser uma forma de me forçar a pesquisar as coisas daquela época que eu não conheço. Até porque o Blur tá demorando muito pra voltar de verdade, os caras do Teenage Fanclub tão velhos, o Radiohead tá chato e o disco novo do Wilco não sai nunca. E não quero ir ouvir jazz ou Tropicália, como meus amigos. Vou tentar colocar mais referências para as coisas que cito, e escrever sobre uma banda por semana ao menos, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário